quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Grupo Patropira é a novidade da música caipira na cidade de Patrocínio Paulista-SP


Dois advogados, um dentista e um caminhoneiro atuando juntos na arte. Pelas características diferentes de cada profissão é difícil imaginar que um dia eles fariam parte de um grupo de música. Isso mesmo. Da amizade deles com dois músicos e o dom que cada um tinha em relação à música e a composição, surgiu uma banda de música caipira.

Foi depois de uma apresentação descontraída, sem compromisso algum, que o dentista Erlon Figueiredo; os advogados Bruno Rosa e Ani Carolina; o caminhoneiro Roney Figueiredo; e os músicos Paulinho dos Reis e Edson Zambelli decidiram se unir para cantar, tocar e levar alegria às pessoas.

O Grupo Patropira – junção de Patrocínio e caipira – surgiu há poucos meses, mas já é promessa de sucesso. Tem feito apresentações no Quiosque Bar, em Patrocínio Paulista, e em barzinhos de Franca. O repertório do grupo conta, inclusive, com músicas próprias no repertório. Uma curiosidade nas apresentações são os instrumentos de percussão utilizados, feitos com objetos que remetem a cultura caipira como enxadas, estribos e, inclusive, um sino usado na época da escravatura para reunir os escravos no momento das refeições.


Urbano - Como surgiu o Grupo Patropira?
Erlon Figueiredo – O grupo surgiu de uma brincadeira quando a Ani Carolina estava organizando o arraial da OAB local e o Bruno se dispôs, juntamente com o Paulinho Dedeira, a tocar algumas músicas na festa. Diante da disposição dos dois surgiu a ideia de convidar a mim e o Roney para tocarem alguma coisa também. Aceitamos o convite. Então, podemos dizer que o tudo surgiu de uma brincadeira que ficou séria devido à dedicação dos envolvidos. E, assim sendo, a evolução para a formação do grupo se deu de forma natural e por iniciativa de todos.

Urbano - Tinha um profissional de música no meio ou todos eram informais?
 Erlon Figueiredo - O Paulinho “Dedeira” é professor de música e toca há bastante tempo. O Edson Zambelli também toca percussão há algum tempo. Os demais são amantes da música e tem outras profissões.

Urbano - No repertório do Patropira constam músicas próprias? Se não, de quais músicos?
 Erlon Figueiredo - Temos algumas composições próprias e aos poucos vamos integrando-as ao repertório. Além disso, estamos ensaiando músicas do cancioneiro nacional como: Tonico e Tinoco, Renato Teixeira, Almir Sater,Tião Carreiro e Pardinho, Luiz Gonzaga, Alcéu Valença, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Lulu Santos, Paralamas do Sucesso, Titãs, Tim Maia, Gonzaguinha, Adoniran Barbosa, Demônios da Garoa e músicas de domínio público que recentemente o nosso conterrâneo e grande amigo Noel Andrade gravou nos seu cd “Charruá”.

Urbano - Onde vocês se apresentam?
 Erlon Figueiredo - Inicialmente a ideia do grupo foi fazer música sem nenhum compromisso, somente como hobby. Mas, após a apresentação na festa da OAB recebemos convites para nos apresentar em festas populares e shows beneficentes.

Urbano - Como está a agenda de shows de vocês e quais os planos para o futuro?
 Erlon Figueiredo – Fizemos algumas apresentações recentemente aqui em Patrocínio Paulista, como a do Quiosque Bar, e agora vamos nos concentrar nos ensaios e pesquisas para enriquecer o repertório. Queremos continuar fazendo música de coração e nos divertindo. O futuro a Deus pertence.




4 comentários:

  1. Amigo Erlon. Com alegria estou acompanhando o trabalho de voces em levar boa musica as pessoas. Saudacoes violeiras. (Waltinho das Candongas)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fazemos de coração e assim molhamos um pokinho da floresta em chamas com o bikinho do beija flor...pode ser pouco coisa pra mtos, mas a nossa parte estamos fazendo.
      Espero em breve revel0 com mta viola e prosas amigo
      Saudações Caipiras

      Excluir
  2. Amigo Erlon. Com muita satisfacao recebo essas noticias. Saudacoes violeiras.
    (Waltinho das Candongas)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gde Amigo Waltinho...obrigado pela força! Saudações Violeira e Caipiras sempre ;-)

      Excluir