sábado, 18 de agosto de 2012

Chico Bento cresceu!


Outro destaque dentre os lançamentos é "Chico Bento 50 Anos" (ed. Panini; 160 págs.; R$ 58). O livro comemora o aniversário de criação do garoto caipira e traz uma coletânea de histórias que marcaram sua trajetória.
Apresenta a evolução dos traços de Chico Bento, capas de seus gibis famosos e sua primeira tira, feita em 1963.
Traz ainda uma surpresa para fãs: as primeiras imagens da versão jovem do personagem (veja acima), quando Chico sai da roça para estudar agronomia numa cidade próxima. A exemplo da Turma da Mônica, ele vai ganhar HQ teen até o fim do ano.
Chico Bento nasceu de uma encomenda da revista "Coopercotia".
Teve como modelo um tio-avô de Mauricio, que morava no interior de São Paulo, próximo a Mogi das Cruzes.
No começo, era coadjuvante do amigo Zé da Roça e do japonês Hiro. Fez tanto sucesso que, em 1964, a tirinha já levava seu nome.
Hoje, sua revista é o segundo maior sucesso dos Estúdios Mauricio de Sousa. Com uma tiragem de quase 200 mil exemplares por mês, só perde para a Mônica (de 250 mil a 300 mil por mês).
"Ele tem uma ingenuidade que atrai adultos e crianças, mesmo os que nunca conheceram o campo. Cerca de 70% dos meus leitores moram em grandes cidades, mas todo mundo gosta de andar descalço", analisa.
Criado em Mogi das Cruzes, às margens do rio Tietê ("ainda era limpo naquele tempo"), Mauricio define-se como caipira. "Muitas tramas do Chico aconteceram comigo", revela.
Um exemplo é a famosa tirinha "Chuva na Roça", inspirada num temporal que deixou o sítio de Mauricio cheio de goteiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário