terça-feira, 29 de maio de 2012

Futebor e Moda andam juntas



Fifa registra slogan da Copa em cinco línguas e pretende atrair turistas unindo futebol e música
MARCEL RIZZO
DE SÃO PAULO

A campanha da Fifa para atrair turistas ao Brasil dispostos a ver a Copa de 2014 vai unir futebol e música.
E isso passa fundamentalmente pelo slogan da competição, que deve ser anunciado oficialmente até o final do ano. Ele já está registrado nos departamentos responsáveis pelo gerenciamento de marcas em três continentes.
"Juntos num só ritmo", o slogan em português, foi concebido principalmente para facilitar o marketing fora do país. Há também versões em inglês, espanhol, francês e alemão. Mas, nesses casos, com uma tradução um pouco diferente do original: "Todos no mesmo ritmo".
A Fifa registrou o slogan nas cinco línguas entre os dias 3 e 7 de maio no departamento da União Europeia responsável pelo gerenciamento de marcas e desenhos no continente.
O registro também foi feito nos órgãos respectivos no Brasil, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial, nos EUA e na Ásia. Isso é necessário para evitar plágios ou que a marca seja usado indevidamente em produtos.
Um esboço de uma das campanhas imaginadas para unir o slogan à música já foi apresentado à Fifa e ao governo brasileiro por empresa contratada para isso. Diz a mensagem: "Venha ao Brasil, terra do futebol e da música, juntos num só ritmo".
Não está descartado que artistas brasileiros sejam convidados a compor temas musicais inéditos.
A Fifa apresenta como um dos principais patrocinadores a Sony, que tem sob contrato no Brasil, por exemplo, o cantor Roberto Carlos.
Amanhã, no Rio, será confirmada a tabela da Copa das Confederações. O campeonato, em 2013, será teste para a Copa do Mundo. Outros dois anúncios, não divulgados, também serão feitos.
Segundo informou a assessoria do COL (Comitê Organizador Local), o slogan não estará no pacote desta vez.
A apresentação contará com a presença do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, pela primeira vez no Brasil desde que falou que o governo brasileiro precisava de um chute no traseiro para acelerar obras do Mundial.
Folha apurou que um dos motivos pela demora na divulgação do slogan, inicialmente previsto para ser anunciado no primeiro trimestre de 2012, é para que possa ser apresentado já com uma ou duas campanhas publicitárias prontas, em versões em português e em inglês. Além do mal-estar entre o governo e a Fifa, que atrasou algumas definições referentes à Copa.
MENSAGENS
Se a logomarca é a imagem da Copa do Mundo, o slogan é a mensagem principal que o evento pretende transmitir para os outros países.
Em 2006, na Alemanha, a preocupação da Fifa era desfazer a fama de péssimos anfitriões dos alemães. Surgiu então o "Tempo de fazer amigos", também voltado para o turismo associado ao evento.
Na África do Sul, em 2010, o "Ke Nako" ["Está na hora"] remetia ao ineditismo da Copa em solo africano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário